EM DEZ ANOS, CÂNCER DEVE LIDERAR CAUSA DE MORTES NO BRASIL; MADALENA LUTA PELOS TESTES COM A “PÍLULA DO CÂNCER”


 

Até 2029, a maior causa de mortes no Brasil será o câncer (veja abaixo reportagem do “Observatório de Oncologia”). Hoje, cerca de 200 mil brasileiros perdem a vida todo ano, tendo como causa o câncer. O aumento da doença como causa da morte é uma tendência que vem ocorrendo já há 20 anos no país. Cientistas no mundo todo buscam fórmulas para aliviar a dor ou até curar o paciente.

No Brasil, o professor da USP Gilberto Chierice, considerado um dos maiores cientistas do Brasil,  falecido em julho passado, apresentou ao mundo a sua fórmula na década de 90: a Fosofoetanolamina sintética, que passou a ser conhecida como a “Pílula do Câncer”. Até hoje, no entanto, não se fez testes com a substância, seguindo normas internacionais e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável pela aprovação de medicamentos para posterior comercialização, implementação e produção no país.

O deputado estadual Ricardo Madalena é o pioneiro no Brasil para que a fórmula do dr. Gilberto seja testada e analisada quanto à sua capacidade de cura. Em agosto, esteve reunido com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, para tratar do orçamento futuro sobre a segunda fase dos testes com a substância da Fosfoetanolamina sintética com pacientes com a doença.

A primeira fase dos testes com a Fosfo, somente com pacientes sadios, teve início em junho na Universidade do Ceará, com o dr. Odorico Moraes. O estudo conta com a participação de 64 voluntários, com idade entre 18 e 50 anos, para avaliar a dosagem máxima da substância, verificar possíveis efeitos colaterais e também realizar o estudo farmacocinético, ou seja, observar quanto tempo a substância leva para ser absorvida e quanto tempo permanece circulando no organismo humano.

“Precisamos de recursos para dar início à segunda fase dos testes com a Fosfo, desta vez em pacientes com a doença. Estamos cada vez mais confiantes de conseguir nossos objetivos. A luta continua”, disse Ricardo Madalena, que foi relator da CPI da Fosfo na Assembleia Legislativa em 2017/2018. Veja a reportagem, clicando no link abaixo:

https://observatoriodeoncologia.com.br/cancer-como-a-primeira-causa-de-morte-nos-municipios-brasileiros-em-2015/

Deputado Ricardo Madalena e o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

 


2 comentários em “EM DEZ ANOS, CÂNCER DEVE LIDERAR CAUSA DE MORTES NO BRASIL; MADALENA LUTA PELOS TESTES COM A “PÍLULA DO CÂNCER”

    • Ana Maria Manzo disse:

      Parabéns Ricardo! Q Deus o fortaleça nesta luta. O Ratinho acho q daria visibilidade e apoio financeiro tb pq já vi programa dele há um tempo defendendo a liberação da fosfo….o Brasil, ou melhor o mundo vão agradecer ao Dr Gilberto e a vc tb por está luta.

Se você gostou desta notícia, mande seu contato no formulário abaixo.
O deputado Ricardo Madalena quer criar um canal direto com você.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *