SANTA CASA DE SANTA CRUZ PEDE COM URGÊNCIA DOAÇÃO DE LEITE MATERNO


 

 

A Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo conta com UTI Neonatal que é referência para recém-nascidos de todo o estado. Para alimentar os bebês, muitas vezes é necessário utilizar leite materno, no entanto, há um mês as doações reduziram drasticamente. O hospital pede a conscientização das mães que ainda amamentam para importância da doação deste alimento essencial para o desenvolvimento da criança.

De acordo com a nutricionista responsável pelo setor de Nutrição e Dietética da Santa Casa, Maíra Belei, em sete anos que ela atua no hospital, é a primeira vez que o cenário fica desta forma. Como maneira de amenizar a situação, a Santa Casa ‘empresta’ o líquido do Banco de Leite de Ourinhos. “Não podemos e não queremos ofertar fórmulas infantis para estas crianças, por isso a doação do leite materno é essencial”, pontua a nutricionista.

Em Santa Cruz, a doação do leite é realizada no Posto de Saúde Central. Para doar, a mãe tem de ir até o Centro de Saúde, localizado na avenida Tiradentes, 734, ao menos uma vez, para coleta de exames, realização de entrevista, assim como passar por uma orientação sobre a técnica de ordenha, higiene e armazenamento do leite. Após este processo, as doações são recolhidas em casa.

Do posto de saúde, o leite é encaminhado para Assis, onde é pasteurizado e volta adequado para o consumo das crianças.

Cada mãe pode doar no mínimo 500 ml por semana. Atualmente são três doadoras, enquanto o ideal seriam oito doadoras. “Assis devolve para nós a mesma quantidade enviada, como não estamos mandando o leite por falta de doações, também não estamos recebendo. É importante que as mães se conscientizem deste ato tão importante”, diz a auxiliar de enfermagem responsável, no Posto de Saúde, Maria Teixeira da Costa Silva. O telefone do Posto de Saúde para mais informações é 14 3372-1551.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *