Bernadete Cioffi, durante depoimento à CPI da Fosfoetanolamina em novembro de 2017
Faleceu nesta quarta-feira, 10/01, Bernadete Cioffi, uma mulher que passou os últimos anos de vida lutando contra o câncer e pelo reconhecimento da Fosfoetanolamina no combate à doença.
Bernadete foi um guerreira, na melhor acepção da palavra. Ela lutava contra um câncer de mama desde 2012 que se transformou em uma metástase óssea. Havia sido desenganada pelos médicos, mas o tratamento com a Fosfoetanolamina prolongou sua vida, mesmo em sua batalha contra uma metástase que já durava mais de quatro anos. É dela a frase “A morte eu já tenho. Agora quero tentar a vida” dita em uma entrevista quando lhe perguntaram sobre o tratamento com a Fosfoetanolamina.
Foi a segunda pessoa a depor na CPI da Fosfo, no dia 14 de novembro de 2017. Na ocasião, ela falou da necessidade de um estudo de farmacocinética para verificar as vias e a metabolização da Fosofetanolamina pelo organismo. “Esse estudo é essencial para estabelecer a dose exata para que o medicamento seja eficaz. O material dos pacientes foi colhido, mas o exame da farmacocinética, que é obrigatório, não foi feito”, criticando o ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), responsável pelos testes.
“É difícil falar do passamento de alguém tão próximo. Bernadete foi um ser humano exemplar. Ela era uma guerreira. Esteve sempre próxima a mim e foi a primeira a se colocar à disposição para dar seu depoimento na CPI da Fosofoetanolamina, da qual sou relator. Ela, na verdade, foi minha grande incentivadora para que eu fosse o relator da CPI. Que ela nos ilumine onde estiver. Seu nome estará sempre no lugar mais alto quando o assunto for Fosfoetanolamina”, disse o deputado Ricardo Madalena.
Bernadete Cioffi era formada em Pedagogia e Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Chegou a exercer a presidência do Instituto Viva Fosfo, voltado para quem busca, além do tratamento convencional, uma alternativa para o combate ao câncer. Atualmente, era vice-presidente do Instituto.

Bernardete foi uma verdadeira líder, uma mulher de muita garra, uma verdadeira Dama.
A Fosfo foi uma bênção lhe deu uma sobrevida absurda, Tive a honra de conhecer essa pessoa maravilhosa.
Hoje nós ativistas estamos em luto
Parabéns pela sua luta deputado Ricardo Madalena! Sou administradora de vários grupos que estão em apoio da fosfoetanolamina sintética. Acredito que o senhor está próximo do doutor Gilberto Chierice e ele mais do que ninguém pode tirar toda dúvida. Acompanho o trabalho que o advogado dr Jeff Vaz faz pelos pacientes oncológicos, é impressionante a melhora que os pacientes apresentam com exame de imagem após o uso da fosfoetanolamina sintética produzida atualmente na Pdtpharma. Obrigada!
Grande mulher e fundadora do Instituto Viva Fosfo é incentivadora do Dr Gilberto Chierice, foi uma das primeiras a levar o conhecimento da síntese da Fosfoetalonamina a conhecimento público , devemos muito ao trabalho é luta de Bernardete Cioffi. Deputado vamos levar ao reconhecimento o trabalho desta grande mulher que não se poupou nem um pouco nesta luta mesmo estando enferma sacrificando sua vida pessoal a favor do próximo, seguiremos seu exemplo é vamos a luta para termos aprovado a fosfoetalonamina Sintética do Dr Gilberto Chierice reconhecida como medicamento. Lindas palavras obrigada Deputado.
É certo que existe uma máfia do jaleco branco. O custo de uma sessão de Quimio custa mais de R$10.000,00. Vocês acham que os laboratórios iriam perder bilhões para a cura de uma doença onde eles lucram mais que o PIB de diversos países. Com certeza eles irão fazer de tudo para ludibriar a verdadeira Fosfoetanolamina. Para eles o lucro é infinitamente maior com a manutenção da doença do que com a cura.
Muita verdade em suas palavras. A vida está valendo muito pouco. As indústrias farmacêuticas não querem perder este filão de ouro. Uma lástima.