Para enfrentar a escassez hídrica o Governo do Estado inicia uma nova frente de trabalho através da perfuração de poços profundos em 120 cidades e revitalização de 3 mil quilômetros de rios ao longo de 260 municípios, totalizando R$ 400 milhões em investimentos. O deputado Ricardo Madalena participou do lançamento do Programa Água é Vida nesta quinta-feira, 07, no Palácio dos Bandeirantes, e destacou a importância da iniciativa.
“A sustentabilidade e o agronegócio devem caminhar lado a lado e São Paulo lança um importante programa que prevê o fortalecimento das políticas públicas para abastecimento e geração de emprego. Mais uma vez lideramos com planejamento e trabalho diante das adversidade”, declarou
O programa é divido em quatro eixos: “Águas Subterrâneas”, “Rios Vivos”, “Barramentos” e “Cooperação Técnica com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento”. O primeiro eixo prevê a perfuração de 138 poços tubulares em 120 municípios que não são atendidos pela Sabesp. Os locais já foram mapeados pelo DAEE e vão receber reservatórios de 200 mil litros. Para isso serão investidos R$ 141 milhões.
Desses 120 municípios atendidos , 30 são da região de atuação do deputado Ricardo Madalena e foram viabilizados com o apoio do parlamentar. Confira: Avanhandava, Bariri, Borborema, Cafelândia, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Canitar, Cerqueira César, Chavantes, Guarantã, Herculândia, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Ipaussu, Itapuí, João Ramalho, Júlio Mesquita, Martinópolis, Monte Azul Paulista, Ocauçu, Ouro Verde, Pacaembu, Palmital, Pompeia, Pradópolis, Presidente Venceslau, Rancharia, São Pedro do Turvo, Taiaçu e Vera Cruz.
Já o eixo Rios Vivos prevê a revitalização de cerca de 3 mil quilômetros de cursos d´água, atendendo 260 municípios com investimentos de R$ 90 milhões. Também estão previstas a construção de duas barragens na região do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Já a parceria entre as Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente e de Agricultura e Abastecimento vai permitir uma resolução técnica para simplificar procedimentos do agronegócio e garantir proteção hídrica e ambiental nas áreas rurais.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O parlamentar que é líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa enfatizou que a iniciativa fortalece o interior que é uma marca da gestão do governador João Doria e vice-governador Rodrigo Garcia.
A implantação do programa coordenado pela Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente, liderada pelo Secretário Marcos Penido, em parceria com o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), comandado pelo superintende Francisco Eduardo Loducca, vai contribuir significativamente para combater o problema que tem impactado os municípios e toda a comunidade.
“Vamos unir forças e trabalhar sempre em prol de solucionar os problemas e este é um importante encaminhamento para o desenvolvimento de São Paulo para que o nosso estado retome o crescimento e gere empregos, sempre tendo em vista o respeito ao meio ambiente”, finalizou.